Encabezado

septiembre 19, 2006

Novos conceitos e layout no Globo Online

O Globo Online, onde sou editora de conteúdo, passou por um gigantesca reformulação agora em agosto. Aos poucos, começo a emergir dessa transformação que, sem nenhuma falsa modéstia, nos deixou na posição de melhor site de notícias do país. Sim, porque não foi apenas uma mudança de layout, mas a incorporação de conceitos de jornalismo participativo e interatividade, além de melhorias em navegação e usabilidade e muito mais multimídia.

Alguns pontos interessantes sobre essas mudanças:

1. COMENTE - Todas as matérias do site têm a possibilidade de receber comentários de leitores. TUDO pode ser comentado pelos leitores cadastrados no site. Temos alguns mecanismos de proteção contra ataques e filtros para comentários indesejáveis. E ainda não colocamos a opção em todas as matérias porque temos que fiscalizar esses comentários e tememos nossa capacidade de absorver essa tsunami de interatividade. Mas, como disse uma amiga, é genial ver as pessoas discutirem determinados temas como se o site inteiro fosse um grande blog

2. Eu-repórter - Nossos leitores podem contribuir para a construção do conteúdo, enviando vídeos, áudios, textos, fotos. A equipe do site avalia a relevância e veracidade da informação e publica o conteúdo. Já recebemos mais de 300 fotos, textos e vídeos. E o aproveitamento tem sido de mais de 50%. Ok, muitos sites norte-americanos já fazem isso e concorrentes aqui no Brasil como o iG e o Estadão também têm iniciativas nesse sentido. Mas duvido que seja da forma como estamos fazendo, sem criar um gueto do leitor. Para a mídia tradicional, isso é uma revolução.

3. Menu horizontal e resolução 1024 - Somos o primeiro site de notícias do país a adotar a resolução maior e a assumir isso colocando conteúdo de verdade ali. Também mudamos nosso menu para a posição horizontal, o que nos obriga a sermos mais organizados e facilita a vida do leitor que não fica mais perdido quando entra em especiais e subeditorias.

4. Mais multimídia - A febre atual do You Tube não nos surpreendeu. Sabíamos que vídeo é um formato de conteúdo importante para web e, apesar de sermos um site de jornal, apostamos nisso há quase dois anos, estudando linguagem e formando pessoas. Estamos com uma produção/publicação semanal de 15 vídeos e trabalhamos para montar uma grade de produtos.

5. Fotos, fotos, fotos - Outra aposta antiga do site, mas acho que agora assumimos isso de fato. Criamos um plantão de fotos, com as imagens publicadas em ordem cronológica, como no plantão de notícias.

6. Novos formatos de entrega e personalização - RSS, podcasting, news alert, SMS. Abraçamos o conceito de audiência: você não precisa vir até aqui, me diga onde vc está que eu te entrego o que vc quiser.

Enfim, o resultado, além de lindo, começa a render frutos: a audiência cresce e a fidelização de nossos leitores também.