Contenido

21.5.13

Por Dentro do GLOBO: Mais um passo para a integração

São muitas as etapas que devem ser percorridas até que o processo de unificação das produções do jornal impresso e do site do GLOBO seja concluído. A experiência mais recente aconteceu na editoria de cultura. No último fim de semana, editores e repórteres decidiram unir um plantão que antes era separado.

— Pela primeira vez, os repórteres escalados para ajudar a fechar o jornal ficaram também com a responsabilidade de atualizar o site. Somamos forças com Liv Brandão, repórter do on-line, e passamos com louvor pelo primeiro fim de semana integrado — afirma Cristina Fibe, editora adjunta do Segundo Caderno.

A integração total já é uma realidade na Rio, onde todos os repórteres foram treinados para operar as diferentes plataformas de produção de reportagens, incluindo a de vídeos. 

— O dinamismo da editoria Rio, com fatos que acontecem 24 horas por dia e sete dias por semana, exige certa independência e rapidez do reportariado, que precisa estar treinado para distribuir a notícia em tempo real — diz Gilberto Scofield Jr., editor da Rio.

Na editoria de Esportes, com a aproximação da Copa das Confederações, esse processo foi intensificado, e o editor assistente Iúri Totti deixou de se dedicar integralmente ao jornal para também trabalhar na edição do site.


— Estou fazendo uma tabelinha bastante construtiva com o Luiz Filipe Barboza (editor assistente responsável pelo Esportes na rede), que também está aprendendo a trabalhar mais intensamente no jornal — conta Iúri.




Foto: Iúri, Liv, Gilberto e Cristina / Gabriel de Paiva / O Globo